css3 menu generator by Css3Menu.com

 
 
Foto memorativa marca o Dia da Consciência Negra no IFF - Campus Bom Jesus
 
Publicado em 24/11/2017 12h30min
 
 

Compacto com os melhores momentos do Novembro Negro no IFF Campus Bom Jesus

Diversas atividades e projetos são realizados nas escolas de todo Brasil para comemorar a luta dos afrodescendentes.

Por Sérgio Oliveira

DSC_0061

Grupo de Jongo Mirim de Machadinha

Em alusão ao Dia da Consciência Negra, solenizado em 20 de novembro, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) Campus Bom Jesus do Itabapoana, situado na Av. Dario Vieira Borges, 235 – Parque do Trevo – 28360-000 – Bom Jesus do Itabapoana/RJ, promoveu na quarta-feira (22), o Novembro Negro.

DSC_0038

A data representa a resistência da população negra contra a escravidão e o combate a todas as formas de opressão racial e à exclusão social. Além disso tem a finalidade de conscientizar a sociedade sobre a importância desse povo na concepção igualitária, histórica e cultural do Brasil.

DSC_0058

DSC_0088

DSC_0083

O evento realizado pelo NEABI – IFF Campus Bom Jesus do Itabapoana-, contou com minicursos, oficinas, palestras e apresentações culturais.

DSC_0007

O homem de frente do Grupo Cultuarte Capoeira de São José do Calçado, Professor André da Silva Oliveira (Marreta), mostrou a razão de ser a maior referência da Capoeira na Região. Ele ministrou aula na quadra poliesportiva do IFF Campus Bom Jesus do Itabapoana.

A quadra que leva o nome do ex-aluno José Laurentino, conhecido como “Zeca Durval”, foi inaugurada na manhã de sexta-feira do dia 24 de maio de 2013.

DSC_0008a

O professor ‘Marreta’ passou os alongamentos e aquecimentos necessários antes da prática, principalmente para evitar lesões. Vários alunos participaram da aula. Ensinou ainda movimentos básicos, indicados para quem está iniciando na prática. Além de movimentos iniciais no maculelê e samba de roda. ‘Marreta’ contou com o apoio do Graduado Nilo, Graduado PHSantos, Graduado Ronim e Aluno Jibóia.

DSC_0022

DSC_0018a

DSC_0030a

'Marreta' já foi convidado a ministrar aulas na França

André tem um jeito especial e altamente didático para ensinar. Já se apresentou em diversos lugares, como: Convento da Penha (ES), Palácio das Águias (Marataízes/ES), IFF Campus Bom Jesus (2ª vez), entre outros. O Corda Marrom (corda que caracteriza o estilo, "O Camaleão", de onde sai os futuros Mestrandos, Mestres e Grão-Mestres), foi convidado a ministrar aulões infantis na França. Além de excelente professor, é muito requisitado como pedreiro. Resumindo é mestre em dois sentidos.

DSC_0031

Os alunos do IFF aprenderam um pouco com o professor Marreta

DSC_0044

Grupo de Jongo Mirim de Machadinha

Após o aulão, o Grupo de Jongo Mirim de Machadinha, do Quilombo Machadinha, se apresentou no Hall do IFF Campus Bom Jesus do Itabapoana.

DSC_0102

DSC_0068

DSC_0066

DSC_0076

Artesanato Quilombola

Após o Grupo de Jongo Mirim de Machadinha, do Quilombo Machadinha, se apresentou no Hall do IFF o Grupo Cultuarte Capoeira de São José do Calçado.

DSC_0110

DSC_0119

DSC_0128

DSC_0131

DSC_0133

DSC_0137

DSC_0143

Oficina de Bioconstrução

O proprietário do Portal ABCapixaba.TV, José Nilo Teixeira dos Santos, participou também de uma Oficina de Bioconstrução ministrada pela Professora Camila Gomes.

DSC_0157

Professora Camila Gomes mostrando sua arte

DSC_0154 gallery a lightboxby VisualLightBox.com v6.1

RAZÃO

O Novembro Negro é uma ação dos seguintes programas de extensão do IFF Bom Jesus: Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI), Centro de Memória (CM), Coordenação de Arte e Cultura, Cineclube Debates, Café com Letras, Jornal Estudantil e Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares.

CONSCIÊNCIA NEGRA

O dia 20 de novembro foi escolhido por ter sido o dia da morte do líder negro Zumbi. Ele lutou contra a escravidão no Brasil. É comemorado em todo Brasil, sendo a data que rememora o valor de elucubrar a respeito da posição dos negros na sociedade, pois as gerações que sucederam a época de escravidão sofreram múltiplos graus de preconceito. No dia 9 de janeiro de 2003 a data foi estabelecida pelo projeto Lei n.º 10.639. No entanto, apenas em 2011 a lei foi sancionada (Lei 12.519/2011) pela ex-presidente Dilma Vana Rousseff.

E como ninguém é de ferro, os participantes foram presenteados com uma deliciosa feijoada.

 
ABCapixaba.TV  
 
 
# Leia também
 
Estado grave
 
Blog Last-minute New
 
TV ABCapixaba